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Propaganda

Propaganda: a incrível estratégia de atrair clientes

Você com certeza já foi impactado por ela e deve ter em mente algumas propagandas inesquecíveis que lhe marcaram de alguma forma. Há alguns séculos esta estratégia é usada para vender seu produto, atrair clientes e fidelizá-los à sua marca. Continue lendo e descubra detalhes sobre como funciona a magia de encantar consumidores.

História da propaganda

A palavra vem do latim “propagare he”, que significa distribuir ou multiplicar. Propaganda é uma estratégia de persuasão para fins ideológicos, com o objetivo de promover alguma ideia, doutrina, princípio, prática ou causa. Para isso, recursos psicológicos que mexem com emoções, opiniões e sentimentos são usados para motivar a ação do seu público-alvo. Foi no século XVII, com a expansão da fé católica pelo mundo, que a propaganda foi usada, pela primeira vez, para disseminar ideologias. E então, a prática passou a ser associada a contextos políticos, sociais e religiosos, em que o objetivo é propagar uma ideia. Foi com Tiradentes, com seus panfletos, seus cartazes e seus santinhos, que o Brasil conhece a primeira campanha política para a Independência. Foi a primeira experiência de propaganda tupiniquim. Até o ano de 1900, as propagandas no Brasil eram baseadas em temas como compra e venda de móveis e até de escravos. Um outro habito da época era a utilização de políticos em muitas propagandas. No começo do século, surgem as revistas, com a finalidade de promover anúncios. Em 1913, nasce a primeira agência de publicidade, a Eclética. A crise de 1929 e as revoluções de 1930 e 32, não só abalaram a economia, mas também paralisaram a propaganda totalmente. Nasciam em 1949 os convênios entre agências de propaganda, juntamente com a Associação Brasileira de Propaganda (ABA) e o Conselho Nacional de Imprensa (CNI) tempos mais tarde surgia a Associação Brasileira de Agencias de Propaganda (ABAP). Em 1950 o Brasil recebe sua primeira emissora de TV, a Rede Televisão Tupi de São Paulo. Com a chegada da TV, incia-se a discussão sobre estratégias de marketing como propaganda, promoção e pesquisa de mercado para atingir as metas de vendas dos fabricantes, foi uma virada para as agências e todo o mercado publicitário brasileiro. Fundou-se em 1951, pela necessidade de formar profissionais da área, a primeira Escola Superior de Propaganda. Com professores escolhidos entre os profissionais mais qualificados e empenhados a orientar e visar o lado prático.

História da propaganda

A palavra vem do latim “propagare he”, que significa distribuir ou multiplicar. Propaganda é uma estratégia de persuasão para fins ideológicos, com o objetivo de promover alguma ideia, doutrina, princípio, prática ou causa. Para isso, recursos psicológicos que mexem com emoções, opiniões e sentimentos são usados para motivar a ação do seu público-alvo. Foi no século XVII, com a expansão da fé católica pelo mundo, que a propaganda foi usada, pela primeira vez, para disseminar ideologias. E então, a prática passou a ser associada a contextos políticos, sociais e religiosos, em que o objetivo é propagar uma ideia. Foi com Tiradentes, com seus panfletos, seus cartazes e seus santinhos, que o Brasil conhece a primeira campanha política para a Independência. Foi a primeira experiência de propaganda tupiniquim. Até o ano de 1900, as propagandas no Brasil eram baseadas em temas como compra e venda de móveis e até de escravos. Um outro habito da época era a utilização de políticos em muitas propagandas. No começo do século, surgem as revistas, com a finalidade de promover anúncios. Em 1913, nasce a primeira agência de publicidade, a Eclética. A crise de 1929 e as revoluções de 1930 e 32, não só abalaram a economia, mas também paralisaram a propaganda totalmente. Nasciam em 1949 os convênios entre agências de propaganda, juntamente com a Associação Brasileira de Propaganda (ABA) e o Conselho Nacional de Imprensa (CNI) tempos mais tarde surgia a Associação Brasileira de Agencias de Propaganda (ABAP). Em 1950 o Brasil recebe sua primeira emissora de TV, a Rede Televisão Tupi de São Paulo. Com a chegada da TV, incia-se a discussão sobre estratégias de marketing como propaganda, promoção e pesquisa de mercado para atingir as metas de vendas dos fabricantes, foi uma virada para as agências e todo o mercado publicitário brasileiro. Fundou-se em 1951, pela necessidade de formar profissionais da área, a primeira Escola Superior de Propaganda. Com professores escolhidos entre os profissionais mais qualificados e empenhados a orientar e visar o lado prático.

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Propaganda Ideológica

A propaganda ideológica tem como objetivo difundir ideologias e convicções de um determinado grupo sobre outro, de maneira a orientar todo o seu comportamento social. Neste contexto, uma característica deste modelo de propaganda é que suas técnicas de persuasão agem de forma mais ampla e com um alcance a nível global.



Propaganda Institucional

A propaganda institucional age no fortalecimento da imagem da marca na mente dos consumidores, e para isso, apela para aspectos emocionais, às vezes não focando tanto nas vendas de produtos, mas para atender a outras necessidades da empresa.



Propaganda de Produto

Obviamente, o objetivo deste tipo de propaganda é promover um produto para o público, ressaltando seus pontos positivos, diferenciais e sua superioridade relacionada ao concorrente. Tudo isso é feito para levar o consumidor do conhecimento do produto até o desejo de compra.



Propaganda de Serviços

Este modelo é quase o mesmo que a propaganda de produto, mas as empresas costumam usar para estimular a contratação de seus serviços. Ele foca naquilo que o público consumidor deseja receber como proposta de experiência.



Propaganda Comparativa

Aqui, a empresa busca se diferenciar do concorrente, para isso, a estratégia é voltada para demonstrar a superioridade de suas soluções, apontando no que ela é melhor e como pode favorecer o consumidor.

2019: A evolução

Daí em diante, a técnica da propaganda só evoluiu. Em 2019, com a expansão da internet, como as mídias sociais (Facebook, Linkedin, Instagram, Google Meu Negócio), o leque de estratégias para você divulgar sua empresa e ganhar a atenção do público só aumentou. Com a propaganda, você atende os dois pontos: atinge pessoas que talvez nunca ouviram falar do seu negócio, ao mesmo tempo em que as estimula a comprarem de você. Por exemplo: você acha que a Coca-Cola teria o mesmo sucesso sem a ajuda da propaganda? Já percebeu como ela e a pepsi, de vez em quando, entram em guerra nas suas divulgações? Quem é grande, faz propaganda. Mas, antes de fazer uma propaganda, é preciso que você se atente ao seu produto ou serviço. Analise a qualidade, veja se ele atende as necessidades dos clientes atuais e qual o nível de satisfação. Após isso, veja se sua empresa é capaz de atender as demandas geradas pela propaganda que você pretende colocar no ar. Afinal, propaganda enganosa gera prejuízo.

Resumindo: o que a propaganda faz?

Melhora a reputação da sua marca

Com tantos concorrentes disputando espaço com você no mercado, uma reputação positiva é imprescindível para que você se torne uma boa lembrança na mente do consumidor e alcançar esse objetivo não é uma missão tão simples, já que existem ameaças externas que você pode não controlar. Empresas de alimentos, por exemplo, vez ou outra sofrem um enfraquecimento da marca quando sai alguma notícia de produto estragado ou com uma fabricação duvidável. Sabe como elas reconquistam seu público? Com propaganda.

Aumenta a fidelização de clientes.

Sua empresa já está estabelecida no mercado, tem consumidores frequentes e uma marca conhecida, agora, o próximo passo é garantir que as pessoas continuem comprando ela. Por isso, uma boa propaganda serve, não só para atrair clientes, mas também para sua retenção e fidelização. Mais do que conquistar a sua lealdade, esse resultado depende de ganhar fãs e promotores da marca, que vão falar bem dela para outras pessoas. Marcas de shampoo, por exemplo, geralmente já têm seu público. Afinal, você sabe qual produto é ótimo para o seu cabelo. Com a propaganda sempre lembrando o consumidor de que aquele produto (que ele já conhece) é ótimo, ele nunca esquece de comprar! Fale com quem já está há 21 anos no mercado e sabe fazer uma propaganda como ninguém!

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