Videos

Vídeo
Uma curiosidade: o termo vídeo vem do latim ‘Eu Vejo’, e basicamente o vídeo é uma tecnologia de processamento de sinais eletrônicos, analógicos ou digitais, para capturar, armazenar e transmitir ou apresentar uma sucessão de imagens com impressão de movimento. Temos diversas aplicações: no entretenimento, na educação, na publicidade, na política. Podemos dizer sem errar que a ferramenta vídeo se tornou o meio mais utilizado e mais democrático de todos.
A aplicação principal da tecnologia de vídeo resultou na televisão, com todas as suas inúmeras utilizações, mas temos diversas outras, tornando assim a mídia mais importante entre todas.
O termo vídeo ganhou com o tempo uma grande abrangência. Chama-se também de vídeo uma gravação de imagens em movimento, uma animação composta por fotos sequenciais que resultam em uma imagem animada, e principalmente as diversas formas de gravar imagens eletronicamente em fitas (analógicas ou digitais) ou outras mídias (cartões de memória, discos etc.).
O Vídeo na publicidade
Acompanhando o fluxo mais convencional das mídias (televisão) e o mais contemporâneo (internet), o vídeo publicitário marca sua presença como a grande inovação da comunicação moderna, servindo como a maior ferramenta de conversões do marketing.
A diminuição da veiculação da publicidade convencional (impressos), ajudou a democratizar a propaganda digital tornando-a eficiente, impactante e principalmente de baixo custo, devido ao barateamento dos recursos (hoje é possível se obter uma ótima qualidade com câmeras em celulares). Por outro lado, o mercado e a produção de vídeos ficou, devido ao acesso, cada vez mais competitivo. Também assumiu grande importância oferecer bons conteúdos, principalmente em se tratando de vídeos educativos e informativos – cursos on-line.
Você quer uma divulgação mais voltada para a massa e que ela tenha um longo alcance geográfico? Possui uma verba alta para ser investida? Então, a sua melhor escolha será um comercial para a televisão.
A TV ainda é considerada um dos principais meios de comunicação de massa do Brasil, responsável por entrar na casa de milhares de famílias e por ditar muito sobre a cultura do consumo e lifestyle do país.
Ter seu anúncio vinculado na televisão é poder contar com a vasta cobertura e alcance do público consumidor, assim como poder escolher o período e horário que seu anúncio será veiculado, podendo também segmentá-lo pelo interesse do público de acordo com o programa que estará sendo exibido. Agora, caso seu investimento seja mais reduzido, o mundo digital pode ser o melhor caminho para você.
Vídeos na Internet
Como já falamos, a internet e o marketing digital vieram para democratizar e modernizar a interação público X publicidade. Segundo o artigo da E-Commerce News, mais de 64% dos espectadores estão mais propensos a concluir uma compra online após a exibição de um vídeo publicitário.
Mais do que isso, outro dado importante ressaltado vem ao incluir um vídeo em uma Landing Page, que segundo a matéria, pode aumentar sua conversão em até 80%.
Investir em um vídeo para o mundo digital pode trazer a economia e o alcance que você deseja. Este meio permite uma segmentação mais efetiva de seu público-alvo e uma comunicação mais direta, assim como oferecer a possibilidade da viralização nos meios digitais, algo um tanto comum nos dias de hoje para vídeos publicitários impactantes e campanhas bem estruturadas.
Veja algumas estatísticas sobre os vídeos:
– Todos os meses o Youtube recebe mais de 1 bilhão de usuários, que gastam mais de 4 bilhões de horas assistindo a vídeos.
– As buscas por vídeos no Google geram 41% a mais de cliques do que as buscas por textos.
– E-mail marketing que contém vídeo tem 96% a mais de chances de gerar cliques do que os que não possuem.
– 3 em cada 5 consumidores assistem vídeos sobre produtos que desejam comprar.
– 52% dos consumidores afirmam que os vídeos são de grande ajuda na hora decidir uma compra.
– Depoimentos de clientes em vídeo podem aumentar as vendas em até 600%.
Tipos de Vídeo
Institucional: Geralmente vídeos mais longos e com conteúdo corporativo. Muitas vezes discorrendo sobre alguma empresa. Tem uma linguagem bem específica, um ritmo mais lento, imagens empresariais, geralmente depoimentos, dados estatísticos e números. A ideia central é vender a imagem de uma empresa ou uma corporação.
Promocional: Vídeos mais curtos, com ritmo mais rápido. Tem como objetivo primordial a venda de um produto ou um serviço. Pode ter a presença de um ator ou uma locução em off.
Depoimentos: Tem como objetivo o endosso da opinião de alguém relevante ao assunto ou ao produto. Por isso tem como objetivo gerar credibilidade à mensagem e ao conteúdo do que está sendo apresentado.
Informativo: Mais didático e muitas vezes assume o aspecto de uma aula, com menção às fontes de pesquisa do assunto que está sendo discorrido.
Vídeo: um fator decisivo para a comunicação
Concluindo: na comunicação contemporânea, a ferramenta vídeo pode ser considerada como a principal, tanto por ser a mais atrativa em relação ao consumidor, mas também por seu baixo custo, dadas as novas e acessíveis tecnologias. Abaixo, alguns pontos interessantes: Colocar um conteúdo em vídeo para facilitar o entendimento de seu público pode ser um fator decisivo para se destacar de seus concorrentes. Aposte na diversidade para fazer a diferença e conquistar, cada vez mais clientes. A internet é usada por públicos de todas as idades e localidades, porém, o conteúdo escrito, muitas vezes é um limitador de informação, pois pode estar em uma língua que não dominamos ou ainda, na correria do dia a dia, não se torna possível ler as informações. Então, obter as informações que deseja através de um vídeo facilita muito. As pessoas preferem assistir um vídeo a fazer a leitura de um material. Isso porque, o tempo é curto e estamos sempre com pressa. Entregue a informação de forma mais rápida e veja como suas conversões irão aumentar de uma forma bastante considerável. E, claro, use um profissional para que seu objetivo seja alcançado com qualidade e sucesso!