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Branding para o seu negócio

Utilizar estratégias de branding para alavancar o seu negócio

Branding para o seu negócio

Utilizar estratégias de branding para alavancar o seu negócio

A marca tem que
contar a sua história
para conquistar!

Quando perguntamos a primeira marca que vem a sua cabeça, provavelmente você deve se recordar da Coca-Cola, Nike, McDonald’s que são algumas das marcas mais famosas do mundo, mas você sabe o porque elas são tão conhecidas e ficam fixadas em nossa memória?

É aí que entra o Branding, para quem não conhece ele basicamente é um conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca, que são fundamentais para que você as conheça, e, é claro, no momento da compra ela faça a diferença.

Mas aprofundando ainda mais sobre a marca, você com certeza deve se lembrar muito mais do que o nome, deve aliar cores, letras, formas, sons e até mesmo sensações e lembranças, e sabe que isso também é uma função do Branding? Ele desperta sensações e cria conexões conscientes e inconscientes.

“Uma marca é um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, são responsáveis por fazer o consumidor escolher um produto ou serviço em vez de outro.”

Seth Godin é autor de vários livros sobre negócios e também orador estadunidense, desde o fim da década de 1990. Ele fundou e foi CEO de uma das primeiras companhias de Marketing Online, a Yoyodyne, que mais tarde vendeu ao Yahoo.

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Mas porque ter uma
estratégia de Branding?

Muito mais do que contratar um designer para fazer apenas um símbolo gráfico diferenciado como forma de identificação, a marca envolve uma experiência que será dividida com o cliente, transmitindo por meio dela, valores e percepções.

Por que 
é importante 
Investir em Branding?

Com o aumento da globalização, aumentou a competitividade, isso é só analisar quantas empresas existem do seu mesmo segmento no Brasil, com certeza incontáveis e muito mais do que você imagina, isso falando de uma visão macro.

Agora vamos ter uma visão micro, olhando para o seu segmento na cidade em que você atua. Quantas empresas existem? Pode ser 2, 10 ou 100, você precisa se diferenciar perante a sua concorrência.

Então você precisa demostrar esse diferencial e claro, ter um propósito que vá muito além de um posicionamento. Com isso, ela irá criar uma identificação com as pessoas, como os exemplos que citamos no início do texto, com suas histórias e causas, promovendo boas experiências de marca, que são a chave para você conquistar recomendações, que são consideradas, hoje, uma das armas mais poderosas para aquisição de novos clientes.

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Como fazer um trabalho de
branding com Marketing Digital

Muito antes do que o Marketing Digital, o branding surgiu ainda quando a internet não existia, curioso, não? Sabe como as marcas faziam isso? Elas se expressavam por meio da publicidade convencional como o rádio, o jornal e a tv.

Com a transformação digital, o Marketing Digital trouxe possibilidades inovadoras, principalmente para o branding. Hoje, você pode escolher canais super personalizados e o melhor, com um custo muito menor para se relacionar com o seu público.

Na internet você tem a possibilidade de trabalhar o branding de diversas formas, mas dividimos as iniciativas em dois grupos, confira!

Identidade
Visual

Você sabe o que é uma identidade visual? Basicamente é a sua marca, onde será criada uma identidade na mente do seu consumidor, como a Coca-Cola, aposto que quando falei o nome, veio a sua cabeça a imagem da marca.

Para ser criada, usamos uma logo, um estilo de foto, fontes, cores e muitos outros parâmetros e sabe o melhor, quanto mais isso for alinhado, mais rápida será a fixação da sua marca na mente do seu consumidor.

Confira três dicas para
você que não tem uma marca:

 

  • No momento de criar, não esqueça do ambiente digital!
  • Os formatos de arquivos que são usados para materiais impressos são diferentes dos usados para internet.
  • Tenha um olhar carinhoso na hora de pensar na aplicação da sua marca, ela precisa ser facilmente entendida, até mesmo em versões bem reduzidas.
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Crie um
Manual de marca

Você já comprou um móvel pela internet, normalmente eles vêm um manual e quando não seguimos ele, o que acontece? Ele fica errado, torto, enfim! A marca funciona desta mesma maneira. Caso seja aplicada de forma incorreta, todo o trabalho vai por água abaixo.

No manual da marca são explicadas todas as cores que a marca pode ter, qual fonte foi usada na sua criação, quais são os códigos das cores (com base na tabela Pantone), como ela deve ser aplicada em materiais, versões verticais e horizontais e muito outras informações importantíssimas para uma boa aplicação.

Determine uma
unidade de estilo

Como assim uma unidade de estilo? Simples, nada de fazer posts, por exemplo, como se fossem uma salada de frutas com pedaços de diferentes tamanhos e cores, é assim que nos referimos ao estilo da sua marca!

É necessário fazer um estudo, pois ele irá se comunicar diretamente com a sua marca, então precisa estar alinhado não só com um estilo, mas também com os valores da marca, criando uma conexão forte e duradoura com o cliente.

E o trabalho de pesquisa não para por aí! É preciso pensar em tudo com relação a sua marca. Se ela fosse uma pessoa, como ela seria? Vale usar algumas perguntinhas para facilitar esse trabalho, criando uma imagem mental mais clara.

Qual a personalidade
da sua marca?
Que adjetivos ela tem?
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Com quem sua
marca vai conversar?

Você já parou para pensar em como é o seu cliente? Onde ele está? O que costuma fazer e como é a linguagem dele? Você precisa saber de tudo isso na hora de trabalhar o branding.

Usar a mesma linguagem que o seu cliente é fundamental para o sucesso da marca, é como, por exemplo, um contador falar com um jovem que tem interesse em artigos esportivos.

É preciso entender o seu publico e saber se comunicar com ele! Pesquise os termos

Canais

Antigamente o mais comum era usar o jornal, a TV e o rádio para se relacionar com o cliente, não é? Hoje a gama de meios de comunicação é bem maior, por isso, é muito importante saber também onde seu público está, como por exemplo: Whatsapp, Facebook, LinkedIn, Twitter, Youtube e até mesmo Pinterest.

Você não precisa estar necessariamente presente em todos os canais, mas sim, naqueles que tem um papel determinante para o crescimento do seu negócio.

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Como criar um
conteúdo rico?

Essa é sempre uma dúvida muito comum, afinal, hoje é um desafio grande se destacar no meio de uma enxurrada de posts, não é verdade? Uma boa estratégia de conteúdo não ajuda somente sua marca a se destacar na busca, ela faz com que ela tenha mais visibilidade e ganhe autoridade no meio.

Brand voice?
Como a sua marca fala com o seu cliente?

Você já ouviu falar em brand voice ou brand persona? Ela é muito importante para a consistência do seu conteúdo, design e marketing. Basicamente, ele é o coração e a alma da sua comunicação, pois é o tom que você fala e se conecta com o seu público.

A sua voz pode ser informativa, divertida, autoritária, mas, o que ela precisa ser mesmo, é autêntica!

Como identificar sua brand persona? Primeiro você precisa conversar com a sua audiência em um tom certo. Já imaginou uma linguagem fofa para vender carros em que o público é de grande maioria masculino? Não dá certo!

Para facilitar, responda algumas perguntas!

Qual sentimento quero passar para os meus clientes com a minha marca?

Quais palavras definem a minha marca?

Quando eu interajo com os meus clientes e potenciais clientes tenho qual sentimento?

Quais vozes eu não gosto de ter na minha marca?

Outra sugestão para você construir a sua voice persona é interagir e buscar feedback de pessoas com perfil para ser os seus clientes! Faça algumas perguntas para elas:

O que elas mais gostam em sua marca?

O que é único e inovador nela?

Quais palavras e sentimentos são associados a ela?

Com base nas respostas construa uma frase definindo a missão da marca em alguns tons diferentes de brand voice. Trabalhe arduamente nos estímulos para que os seus clientes sejam impactados por ela, você pode combinar parte de um estilo e uma pitada de sal de outro para finalizar a sua receita de sucesso.

 Algumas marcas que entregamos em 23 anos de existência!